Cirurgia Oral e Implantologia
A Cirurgia Oral é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas.
O que é a Cirurgia Oral?
A Cirurgia Oral é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas. São exemplos, as biópsias, extrações dentárias, colocação ou remoção implantes, remoção de quistos, drenagem de abcessos, tratamento de patologias da mucosa oral, apicectomias (remoção da extremidade profunda da raiz – ápex radicular).
Assim, fazem parte dos procedimentos cirúrgicos as seguintes situações:
- Extracções Simples de Dentes- São extracções sem complicações;
- Extracções Complicadas ou complexas de Dentes- São dentes inclusos, dentes anquilosados nos quais existe fusão entre a raiz e osso de suporte;
- Correcção de anomalias da gengiva- podem ser resolvidas de diferentes forma tais como remoção de defeitos ou enxertos de gengiva;
- Correcção de anomalias de Freios- São anomalias que podem limitar a mobilidade da língua ou dos lábios;
- Correcção de anomalias da estrutura óssea- Podem ser resolvidas mediante a adição de osso, enxerto, ou por subtracção de porção osso osteotomia;
- Reimplantes dentários- É um procedimento cirúrgico motivado pela perda traumática de dente, voltando a colocar esse mesmo dente no seu lugar;
- Auto transplante dentário-Consiste na remoção cirúrgica de um dente e recolocação noutro local da arcada dentária;
- Colocação de implante dentário- É a colocação de uma raiz dentária artificial em titânio, que irá suportar uma coroa em Porcelana de forma a substituir um dente natural.
Implantologia Oral
A implantologia dentária tem evoluído bastante nos últimos anos, existindo na actualidade uma grande variedade de soluções para a substituição de dentes em falta, adaptada a cada paciente, permitindo readquirir a autoconfiança e melhorar a qualidade de vida.
A tecnologia dos implantes dentários, tem beneficiado de grande evolução tecnológica nos últimos anos, aumentando significativamente a sua qualidade e durabilidade. Os implantes dentários, têm forma cilíndrica ou cónica e são construídos em titânio que é um metal aceite pelo organismo, parecido com um parafuso. O objectivo é substituir a raiz de um dente natural, que por qualquer razão teve que ser extraído (retirado o dente) ou perdido por mobilidade ou traumatismos. Pretende-se obter a mesma função e estética que os dentes naturais.
Os implantes dentários são inseridos no osso maxilar, estabelecem uma ligação forte com o osso e podem ser utilizados para substituir qualquer um dos dentes (incisivos, caninos, pré-molares ou molares), desde que haja sustentação óssea. Permitem ainda manter a forma do rosto e ajudam a manter o osso do maxilar onde são colocados.


Cirurgia de Implante Dentário
A cirurgia de implante dentário é o procedimento cirúrgico (operação) que permite a colocação dos implantes, sendo na actualidade muito seguro e utilizado com muita frequência um pouco por todo o mundo. É um procedimento que pressupõe formação especifica por parte do Médico Dentista. Esta cirurgia, veio melhorar significativamente a qualidade da reabilitação oral nos casos da falta de dentes.
Após avaliação da cavidade oral, do estado de saúde geral do paciente complementado com estudo radiográfico, os implantes dentários são colocados em locais onde exista osso suficiente e saudável. São apenas contra-indicados se não existirem as condições mínimas de quantidade e qualidade de osso ou se o paciente apresentar alguma limitação ao nível da sua saúde em geral.
Sequência do tratamento:
Como já foi referido, previamente a saúde individual é examinada cuidadosamente.
São usados modelos da boca e Raios X para um plano de tratamento mais adequado:
- O implante é colocado no maxilar, com anestesia local;
- Após a colocação aguardam-se cerca de 4 meses para cicatrização. Durante este período de tempo o paciente é seguido e reavaliado com frequência;
- Quando a cicatrização estiver completa coloca-se a coroa definitiva.


Enxerto ósseo para implante dentário
Não existindo condições (osso suficiente e saudável) e sempre que possível, podemos colocar enxerto ósseo que permita ao implante dentário ter a sustentação óssea necessária para a sua fixação, função e durabilidade. Na maioria dos pacientes, existe osso suficiente e saudável que permite efectuar a colocação do implante com segurança, sendo a necessidade de enxerto de osso pouco frequente.